De Patomatti

Fico imaginando e em conversas com amigos da mesma idade nos questionamos e não conseguimos chegar a uma resposta lógica: Por que é tão difícil trazer jovens para o debate político?

Não só eleitoral, não só para as eleições para vereador, deputados estadual, federal e senador, prefeito, governador e presidente. Mas para temas que afetam o nosso dia-a-dia, temas da nossa sociedade, temas do nosso bairro.

Um exemplo claro é o Zoneamento Urbano que começa a ser discutido na Câmara Municipal de cada cidade. Algum jovem acompanhando? Alguém interessado em participar de reuniões para debater o tipo de bairro, cidade que queremos viver.

A ausência do jovem nas questões políticas beneficia as práticas que imperam há anos e vence sempre. Um grupo apresenta as propostas e os interesses, há uma enorme omissão, eles vencem. A sociedade perde por HO.

Conversando com a minha prima Regina Patomatti que está há longos anos nos Estados Unidos ela me detalhou como participaram ativamente no Comitê de Campanha de Barack Obama. Acompanhavam o candidato, enquanto Obama discursava um grupo ficava colhendo opiniões de jovens americanos sobre quais temas interessantes eles gostariam de ouvir o candidato Obama defender. Meio Ambiente, Emprego, Educação, etc. Eles formavam os grupos temáticos esses jovens eram convidados para elaborar uma carta intensão com defesa de 5 a 10 tópicos mais importantes e entregavam após consenso de todos as cartas ao candidato Obama. Um dos motivos da campanha de Obama ter atrído e conquistado vários jovens americanos.

Aqui no Brasil todos sabem que o Patomatti aqui é fã do ex-presidente FHC, Fernando Henrique Cardoso, durante uma visita ao seu Instituto em São Paulo fiquei surpreso com a infra-estrutura, história e qualidade do material do Instituto.

Participei de um tema sobre Metropole com um grupo temático e achei um debate de altíssimo nível e de grande aprendizado para jovens que adoram política. Os debates e temas infelizmente são fechados ao público, apenas para convidados mas todo material desses debates encontram-se no site do Instituto que é:  www.ifhc.org.br

Informei ao presidente Fernando Henrique que é um material muito rico e uma rodada de debates muito valiosa para ser privada a visita e a participação. Ele me informou que o problema é o espaço físico. Se abrirem para todos não comporta. Realmente o espaço não é tão grande assim mas vale a visita no site e a utilização do Fale Conosco para mandarem opiniões e sugestões ao Instituto.

Está na hora de nós jovens começarmos a participar mais ativamente das questões políticas e governamentais de nossa cidade, estado e país. A nossa participação ativa pode trazer a mudança que todos sonhamos. Não podemos perder para a nossa omissão. É hora de arregassar as mangas e participar!!

comentários
  1. Rita de Cassia disse:

    Patomatti,
    já lhe passou pela cabeça que aqui no Brasil todos já sabem que o meio político perdeu totalmente a credibilidade.
    Para completar o Judiciário que era um pouco mais confiável e bem ou mal você buscava interpretação de juízes em leis hoje está corrompido também com compra de sentenças.
    Ou seja é uma crise moroal das instituições: Executivo, Legislativo e Judiciário.
    Indo para o lado da sociedade o setor privado com muitos maus exemplos de sonegações fiscais, lobbies, balanços não muito confiáveis, etc.
    Não sei qual é a saída mas desse jeito é melhor ficar em casa protegido esperando que a avalanche não caia em nossas cabeças.

  2. Daniela Salles disse:

    Somos muito poucos realmente.
    O PT que é mais organizado e mais democrático que muitos partidos tem reunião de Juventude que não consegue reunir 30.
    A estrutura partidária de nenhum partido não motiva novos colaboradores.
    Antigamente os jovens vinham com a intensão de debater, ajudar e até discordar. Hojé já chega com a intensão de cargo no governo.
    Ou criamos grupos com amigos mesmo supra-partidários até e começamos a levar isso a sério ou vamos cada vez mais perder por WO e ficar elegendo dinossauros para cuidar do meu, do seu, do nosso futuro.
    Sarney essa só foi pra você.

  3. Daniela Salles disse:

    Patomatti, esqueci tira essa foto.
    O PSDB – Pior Salário do Brasil ainda vê esse homem como referência? precisa renovar urgente mesmo!!!
    Pela inteligência dele 100% pelo governo nota 4.

  4. Marcia Regina disse:

    Quero aqui chamar todos os meus amigos da Universidade e da minha empresa para debatermos políticas públicas que influenciam o nosso dia-a-dia.
    Patomatti, mas a vida política partidária, a de cargos, a de mesa de Câmara, Assembleias, Camara dos Deputados e Senado não dá.
    Olha o Sarney. Não dá. 3 vezes presidente do Senado e não mudou nada.
    Os assuntos importantes participação total já.

  5. Jonas Schmit disse:

    Marcia esse é o problema.
    Vejo vários movimentos para tratar de temas.
    Política nenhum. O Sarney só ganhou porque a maioria daquele Senado representa o atraso. não quer mudança.
    Não sou tucano mas a posição do PSDB foi um sinal de novos tempos. Os tucanos poderiam muito bem fechar com Sarney e serem mais um. Inovaram, apoiaram alguem do PT, se fosse ao contrário isso nunca ocorreria. O rancor do PT não permite o apoio.
    Perderam. Mas perderam por algo que realmente acreditaram. E venceram quando vemos Renan Calheiros comemorando ao lado de Sarney a sua vitória.
    Pode ser o início de algo novo. Dois partidos que se odeiam, PT e PSDB mas com excelentes quadros unidos em pró de um objetivo. Imagina essa união em pró do Brasil.
    Acho que seria a união que todos estão sonhando.

  6. Adriana Ferreira disse:

    Jonas, essa parceria seria meu sonho.
    Vejo muitos intelectuais do PSDB e muitos líderes que tem grande influência nas bases sociais e muitos grandes estudiosos e professores ligados ao PT que vem essa aproximação como natural.
    Não admitem. Jogo de egos. Quem vai assumir que precisa do outro. É quase irreal.
    Esse primeiro passo do Senado foi importantíssimo.
    Só podia partir de uma bancada responsável e com a biografia que todos os senadores qua estão lá tem. Tião Viana representa o novo do PT e mostra um preparo político invejado terá muito sucesso ainda.
    São esses novos caminhos, esses entendimentos soberanos em pró do Brasil que empolgaram a volta dos jovens para a política.

  7. André Ricardo Mendonça disse:

    Tentei montar um grupo político na Universidade que estou cursando aqui em São Paulo, a Uninove vergueiro, aqui quem prevalece é o PC do B por causa da UNE.
    Toda e qualquer reunião que você tenta promover ausentando esses caras eles procuram boicotar.
    estou fazendo pós e graduação juntos e acabei ficando sem tempo para promover novos encontros.
    mas tenho muito interesse. Se forem fazer um encontro me chamem. Terei o maior orgulho em participar.

  8. Tatiana Neves disse:

    Primo se eu fosse você colocaria nos seus links um tópico chamado política com os principais links para participação e fiscalização do povão e dos amigos do seu blog.
    câmara, Senado, Assembleia, etc.
    Galera a internet é a nossa principal arma.
    Escolher bem seu representante é o momento do voto, sua participação, sua cobrança e sua pressão sobre ele é responsabilidade sua.
    Quanto menos pressionarmos mais livres os deixamos para fazerem o que querem e é aí que mora o perigo.
    Tenho certeza que o meu Senador por SP Eduardo Suplicy votou em Tião Viana, o partido que tenho mais simpatia PSDB votou os 12 senadores em Tião Viana. O único do PSDB que votou em Sarney é de seu estado. Compreensível e muito honesto. Avisou antes. Não traiu. Foi coerente.
    É assim que o jovem gosta da política. Ganhou Sarney, ganhou. Ganhou no voto. Ganhou o atraso. É por isso que o novo tem que participar e aprender até a se articular melhor. Não adianta você ter 32 novos projetos e 49 atraso. Ganha o atraso. Por isso a participação é fundamental e importantíssima.

  9. Marcos Roberto disse:

    Dani,
    Você com seus comentários realmente desnecessários e inoportunos gosta de tumultuar o aprofundamento do teor do debate né?
    FHC é uma referência intelectual sobre os temas discutidos a fundo, com conteúdo, com seriedade, é isso!
    Agora vocês então que irão depositar todas as esperanças na guerrilheira recauxutada precisam do que? Renovação já!!
    Por isso que não dá pra conversar competista de cartilha pronta viu Patomatti.
    O QI deles vais só até o final de cada capítulo da cartilha.

  10. Adriano Zona Norte disse:

    A Escola que estudo tem um grupo temático política.
    Mas discute tudo, de todos, sem nenhuma proposta do que fazer.
    Apenas comenta as notícias e as articulações feitas.
    Dia-a-dia de partidos, quem será candidato e tal só quando sai nos jornais já que esse assunto é muito fechado dentro de cada partido.
    Tentei me filir no PSDB da minha região e o presidente zonal, acho que é assim que chama, quase me perguntou pra que eu queria me filiar? qual era a minha verdadeira intensão? etc. Achei meio grosseiro. Conversei com um membro do partido e ele me contou que ao longo de 2008 não teve sequer uma reunião do diretório. A única coisa que fazem são reuniões zonais onde participam os presidentes zonais e mais nada. Reunião fechado com meia dúzia.
    É assim a discussão e reunião de um partido que quer governar o país em uma cidade importante como São Paulo? Imagina em cidades menores!! Me decepcionei muito e resolvi não me filiar por enquanto.

  11. Kauê Mattos disse:

    Recomendo o site Nossa São Paulo e o Voto Consciente para o início da participação de todos. Além desses os sites da Câmara dos deputados e do Senado Federal.
    Vamos agitar jovens de todo o país e vamos cobrar esses caras. merecemos um parlamento e uma política melhor.

Deixe um comentário